A paixão pela vida tem a ver com a paixão pela música?

BLOG


A paixão pela vida tem a ver com a paixão pela música?

As trilhas sonoras que você anda escutando ultimamente explicam bem como você se sente. De uma forma geral, a sua trilha sonora do momento tem a ver com sua maneira de enxergar o mundo. Já pensou nisso?

 

Tem música para todo gosto e de todo jeito! As músicas, muitas vezes são adjetivadas para expressar o sentimento que ela contém. Alegre, triste, sentimental, romântica, entre tantas outras. Você poderia dizer que isso faz sentido? Por que determinadas configurações na harmonia podem definir isto?

 

Você já deve ter ouvido falar que os acordes menores, em relação ao maiores, tem uma alma, um sentimento mais triste ou bucólico? Sim ou não? Mas, vamos dar um exemplo: um acorde maior de Sol. Uma acorde menor de Sol. Qual é a diferença? Seria apenas a distância entre uma determinada nota e outra?              

 

A diferença está, entre um acorde e outro, apenas no fato de que digitamos uma terça maior ou uma terça menor? Somente meio tom na distância entre as terças, quando a distância entre todas as outras notas estão mantidas, no acorde?

 

Uma lembrança que vem na memória, usando uma figura de metáfora, é que, imaginemos que as notas estejam escritas sobre os degraus de uma escada, por exemplo. Todos os degraus tem a mesma distância. A diferença entre um acorde maior e menor é que no terceiro degrau, para o acorde ser menor, a distância será de meio degrau. Bem, depois disso voltemos ao assunto que começamos no título. Qual a diferença que sentimos entre uma música e outra?

 

A diferença de sentimentos entre uma música e outra

 

Ao longo dos tempos, de uma forma instintiva ou determinada, a forma e a distância como tocamos as notas nos instrumentos musicais, também definiu os sentimentos que a música provoca. Ou será que foi o sentimento que definiu nossa forma de compor?

Ouçamos dois exemplos de composição da música clássica:

 

Mozart

 

Beethoven

 

E dois exemplos de MPB:

 

Ana Carolina

 

Samuel Rosa e Lô Borges

 

Nossa abordagem é simples e o assunto requer um estudo maior e mais tempo para conversarmos sobre isso. Queremos te instigar a perceber como a música tem a ver como nosso sentimento.

 

Agora, venha aprender isso de uma forma mais completa e apaixonada! Venha fazer fazer de nossa escola, Melody Maker Escola de Música. Aqui vivemos música em nosso dia a dia. E você vai aprender a se expressar da maneira como se sente!