Acústico MTV: versões acústicas que marcaram a música brasileira

BLOG


Acústico MTV: versões acústicas que marcaram a música brasileira

A partir dos anos 90, um tipo de álbum se tornou muito comum – assim como o seu sucesso, que foi imediato. Várias bandas e artistas brasileiros se tornaram conhecidos graças ao Acústico MTV, um programa realizado pelo canal de música MTV, que transformava as músicas desses artistas em versões acústicas.

 

Gravado pela primeira vez em 1990 com o Barão Vermelho, o Acústico MTV nasceu apenas como um programa de televisão, evoluindo automaticamente para um selo musical. O programa foi inspirado no MTV Unplugged, versão realizada pelo canal americano. A ideia de transformar as músicas de bandas de rock em melodias mais suaves funcionou tanto que, só no Brasil, foram 34 diferentes artistas.

 

Saiba mais sobre a história do Acústico MTV, dos artistas que participaram e o seu sucesso com o grande público brasileiro!

 

Histórico do Acústico MTV: os primeiros e os maiores

 

O Acústico MTV começou como um programa de televisão, sem ser uma marca musical. Primeiramente, o cantor Marcelo Nova gravou um piloto que nunca foi ao ar ou mesmo foi lançado como álbum. Visto isso, o Barão Vermelho foi a primeira banda a abrir os trabalhos, tendo gravado em 1990. O álbum só foi lançado comercialmente em 2006, 16 anos depois.

 

 

O primeiro álbum lançado de fato no modelo de Acústico MTV foi o Acústico de João Bosco, em 1992. Nas opções de LP e CD, as edições comercializadas não contém a marca da MTV em sua capa. Entretanto, assim como o acústico do Marcelo Nova, o álbum não obteve uma versão de vídeo, sendo apenas usado o seu áudio.

 

A história da série de Acústico MTV começou a mudar quando foi realizada a edição do Titãs, em 1997. Ultrapassando 1 (um) milhão de cópias vendidas (e, posteriormente, chegando a 1,7 milhões), esse foi o primeiro álbum a alcançar tal marca. O único que conseguiu superar a marca do Titãs foi o Acústico MTV Kid Abelha, com 2 (duas) milhões de cópias em todo o país.

 

Datas e prêmios: o que o Acústico MTV proporcionou

 

O Acústico MTV teve uma longa duração no cenário musical brasileiro. Iniciado em 1990, o programa teve duração até 2007. Em 2010, foi retornado em comemoração dos 20 anos da MTV Brasil com Lulu Santos e teve seu fim decretado de fato no Acústico MTV de Arnaldo Antunes, gravado em 2011 e lançado em 2012.

 

 

Dentre todos os álbuns lançados dentro do projeto de Acústico MTV, seis prêmios foram dados, além de mais três indicações. Levaram o Grammy Latino o acústico de Os Paralamas do Sucesso, Cássia Eller, Lobão, Lenine, Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola, cada um dentro do próprio estilo do artista.
Os estilos acústicos demonstram que as músicas vão muito além dos instrumentos elétricos, podendo levar a qualidade sonora em diferentes ritmos e ainda assim não perder a sua própria essência. A Melody Maker e seu corpo de professores te ajuda a entender tanto os instrumentos elétricos quanto os acústicos. Conheça nossos cursos e se torne um artista versátil!