Aprenda a tocar piano em apenas um ano com o curso Rock Piano | Melody Maker Escola de Música

BLOG


Aprenda a tocar piano em apenas um ano com o curso Rock Piano

Você já tentou aprender a tocar piano? Se sim, você sabe que é um instrumento que desde o início apresenta desafios para desenvolvimento do aluno. Além de ser um curso longo, de aproximadamente dez anos, o aprendizado exige bastante do estudante. Isso acontece porque o piano, desde o início do curso, estimula o indivíduo a tocar duas coisas bem distintas: uma na mão direita e uma na esquerda. E isso exige muito treino, coordenação motora e dedicação do estudante.

Outro fator que contribuiu para a redução de interesse pelo piano no Brasil foi o surgimento do teclado eletrônico na década de 80. Além de ter uma iniciação relativamente mais fácil, o teclado surge trazendo tecnologias acopladas que facilitam e dinamizam a performance do músico. Tudo isso promoveu o teclado como um substituto do piano, o que na verdade não é.

Já a partir das décadas de 90, inicia-se outro movimento de transformação do mercado musical com a ascensão e destaque de outros instrumentos como a guitarra.

Associado a tudo isso, a atual inexistência de informação, de divulgação e de músicos renomados que tocam o instrumento acabam distanciando ainda mais os aspirantes a músicos a investir nesse instrumento. Hoje em dia são pouquíssimas pessoas que verdadeiramente desejam tocar e investir tempo de estudo no aprendizado desse tradicionalíssimo instrumento. As novas gerações hoje estão preferindo ter contato com instrumentos mais modernos, esquecendo-se da beleza e versatilidade que o piano oferece.

 

Piano e voz: dupla de sucesso

Uma base bem feita de piano acompanhada com uma voz bem entoada tem o seu lugar. O piano já foi instrumento obrigatório na música nacional e internacional. Grandes nomes da música surgiram em cima dessa combinação que, bem executada, encanta a muitos. Tom Jobim, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Ray Charles, Elton John, Jerry Lee Lewis, são alguns nomes de grandes pianistas que usavam o piano como base para a voz. Outros músicos, que não tinham o piano como principal instrumento, também adotaram voz e piano em algumas de suas músicas, como foi o caso de John Lennon ao gravar “Imagine”. A base de piano sustenta a música o tempo todo, fornecendo a identidade da música. A batida do piano virou a marca registrada dessa música, servindo de referência para várias outras.

E não é à toa que muitos músicos de sucesso gravam suas baladas utilizando essa mesma fórmula (voz e piano) e continuam a fazer muito sucesso. Um exemplo disso aconteceu recentemente em 2013. John Legend bombou nos rankings com a música “All of Me”, balada romântica que conta somente com o piano na base. Já em 2016, Lukas Graham surge nas paradas de sucesso com a música “7 years” que segue a mesma linha da música “Imagine”. Esses são alguns exemplos de como o piano tem sido aproveitado na música em geral. Isso demonstra o grande potencial do instrumento na composição musical.

 

Novo curso da Melody Maker

Com base na perspectiva de que o piano tem espaço para crescer no mercado musical, a Melody Maker Escola de Música estruturou um novo curso direcionado para capacitar o estudante a tocar piano como instrumento de acompanhamento de uma voz ou de uma banda em curto espaço de tempo. Essa novidade é o curso de ROCK PIANO.

As aulas iniciaram na semana passada com a abertura de duas turmas. A idéia não é investir no ensino tradicional do piano, como é a grande maioria dos cursos. Mas sim, fazer o aluno ter resultados tão rápidos no piano quanto no teclado por meio do uso de bases musicais formadas, em sua essência, pelos acordes e contrabaixos na forma de padrões rítmicos.

Com essa proposta, a Melody Maker Escola de Música quer impulsionar o aprendizado do piano novamente, adaptando diversos fatores que dificultavam o aluno a se interessar em aprender o instrumento. Segundo o instrutor do curso, o diretor da Melody Maker Escola de Música, Flávio Emanuel, “o formato desse curso tem como principal objetivo facilitar o aprendizado musical para o aluno, dando a oportunidade para que ele experimente o instrumento e comprove, por ele mesmo, que tocar piano não é coisa de outro mundo.”

 

Objetivos e metas

Para Flávio Emanuel, o idealizador do curso de Rock Piano, a ideia é que esse curso dure apenas um ano, capacitando o aluno a acompanhar cantores e bandas. “É claro que se o aluno desejar investir depois em outras especializações e continuar a aperfeiçoar as técnicas, ele terá que continuar a estudar. Mas, a princípio, acredito que em um ano o curso capacitará o estudante a alcançar o nosso principal objetivo: tocar piano para o acompanhamento”, afirma Flávio.

Pode parecer um objetivo inalcançável, mas não é. A pessoa pode nunca ter tocado um instrumento e conseguir aprender. Basta que ela assuma alguns compromissos com ela mesma e com o curso, tendo também total consciência das metas a serem alcançadas durante o curso. Para isso, o aluno tem que:

  • Ser frequente no curso;
  • Ser organizado com o seu material didático;
  • Anotar as informações importantes passadas em sala de aula;
  • De preferência, ter o instrumento em casa;
  • Treinar pelo menos 30 minutos por dia.

 

“Esses são compromissos que todo aluno deve ter com o seu curso de música, pois a evolução do aluno depende muito mais dele do que do instrutor. Uma boa metodologia e pedagogia de ensino têm o seu peso, mas a dedicação do aluno é fundamental”, acrescenta Flávio.

 

Mais informações

Para te ajudar a visualizar qual é a proposta desse novo curso da Melody Maker Escola de Música, confira abaixo algumas apresentações de alunos de outros cursos da escola. Nesses vídeos que separamos especialmente para você assistir e compreender qual é a proposta do curso Rock Piano na prática.

No primeiro vídeo, confira as habilidosas mãos do nosso instrutor do curso Flávio Emanuel acompanhando a aluna do curso de canto Ana Cecília Coelho dos Santos na música “Oh, Darling” (The Beathes).

No segundo, assista nosso aluno do curso de canto e piano, grande talento da escola, Daniel Victor Correia dos Santos, que faz a sua performance completa, cantando e tocando com linda desenvoltura.

Agora, se você se interessou pelo curso Rock Piano e tem vontade de investir no aprendizado musical, entre em contato com a Melody Maker Escola de Música. Aproveite e marque uma aula experimental para que você tenha a oportunidade de ver de perto como funciona o curso. Você vai se empolgar com os resultados que você poderá alcançar! Aguardamos a sua visita!!!