Aprendendo a tocar? Uma escola de música te ajuda nesse processo

BLOG


Aprendendo a tocar? Uma escola de música te ajuda nesse processo

Tocar um instrumento é uma das melhores coisas que uma pessoa pode fazer para melhorar sua qualidade de vida. Música acalma, aumenta o foco nos afazeres do dia a dia, te torna mais feliz. Está disposto a aprender a tocar um instrumento? Saiba que o auxílio de profissionais de uma escola de música pode te ajudar, te dar direcionamento e, claro, as manhas para conseguir fazer aquele som responsa o quanto antes.

Muita calma nessa hora

Por se tratar de algo complexo para os iniciantes, tocar um instrumento exige que os conhecimentos sejam introduzidos aos poucos, para que tudo que vai sendo aprendido seja fixado de maneira adequada. Atropelar etapas pode fazer com que o aprendizado não seja assimilado, ou pior, pode acabar desmotivando o aspirante a músico a seguir adiante nessa caminhada.

Assim, é natural que as primeiras músicas a se aprender sejam aquelas mais simples do ponto de vista da composição, ou seja, com menos acordes, pois exigem menos mudanças de posição daquelas mãos ainda desacostumadas com esses movimentos. No entanto, isso não significa que as canções introdutórias desse processo de aprendizagem são aquelas literalmente para fazer bebê dormir.

Poucos acordes, som de montão!

Muitas músicas de três acordes fizeram e ainda fazem muito sucesso e o objetivo deste texto é trazer uma lista com exemplos dessas canções, te motivar e mostrar que estas músicas são sim, mais simples de serem aprendidas, mas isso não vai impedir que você tire muita onda quando tocá-las no churrasco da turma!

Preparado? Instrumento em mãos, aumente o volume e vamos lá!

Used to Love her – Guns n’ Roses

A lista começa com um depoimento pessoal: Este clássico do Guns n’ Roses foi a primeira e única música que aprendi a tocar no violão.  Seu ritmo é muito fácil de ser acompanhado. É uma baladinha mega conhecida que te dará muita moral com a turma quando o assunto da roda for Rock n’ Roll.

Trem-Bala – Ana Vilela

Essa baladinha você com certeza ouviu algumas vezes ao longo de 2017, não é? Música de tom calmo e cativante, além de uma letra super profunda e reflexiva, ideal para tocar na confraternização de fim de ano da família e mostrar o quanto você ama e se importa com todos ali.

 

É o Amor – Zezé Di Camargo e Luciano

Numa lista de músicas que se preze, o sertanejo não pode faltar! Ainda mais em se tratando daquele som raiz que todo mundo conhece de cor e canta sem medo de ser feliz. Essa é ideal para fazer a alegria da galera em qualquer reunião de amigos, pois todos vão lembrar de algum período de sua vida em que É o Amor, de Zezé Di Camargo e Luciano, esteve presente.

 

Legião Urbana: Uma verdadeira escola de música de três acordes

Talvez a maior banda brasileira de rock no início dos anos 1990, o Legião Urbana ainda hoje é pedida frequente nas rodas de violão e em qualquer reunião de amigos dispostos a fazer um som. Inegavelmente, isso se deve aos méritos da banda, que compôs músicas que marcaram gerações e souberam como poucas cantar as dúvidas e revoltas que todo jovem eventualmente enfrentará ao longo de sua vida.

Mas também porque muitas de suas canções possuem poucos acordes, o que fez delas presença frequente naqueles livrinhos de música vendidos em bancas de jornal que todo iniciante nesse ofício com certeza adquiriu em algum momento do seu processo de aprendizagem.

Para terminar nossa relação, nada melhor que três canções mega conhecidas desse conjunto que marcou e ainda marca época na música nacional. O coro está garantido já que todo mundo conhece essas músicas. Aprenda a toca-las e deixe a parte de soltar a voz por parte da turma!

Será

Que país é este

Ainda é cedo

Gostou das dicas e não vê a hora de pegar o instrumento? Venha para a Melody Maker e conte com nossa ajuda para se tornar um músico de respeito. Aqui é o lugar ideal para refinar seu talento!