Bodas de ouro: 50 anos de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

BLOG


Bodas de ouro: 50 anos de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Uma pesquisa rápida no Google e os números impressionam: Beatles retorna 153 milhões de resultados. Paul McCartney traz 35 milhões de resultados. Sgt Pepper’s, 11 milhões. 

Lançado em 26 de maio de 1967 no Reino Unido e logo em seguida, em 1º de junho, nos Estados Unidos, o oitavo álbum dos Beatles vendeu 11 milhões de cópias em pouco tempo.

No final do mês passado uma versão do disco foi relançada, remasterizada por Giles Martin (filho de George Martin) e Sam Okell (engenheiro de som dos estúdios Abbey Road).

Batizada de Sgt Pepper’s Hearts Club Band anniversary edition, o lançamento tem vários pacotes. CDs simples e duplos, caixa de luxo com 4 CDs e 2 Dvds (mixagens com surround  5.1), LP duplo (com faixas originais e alternativas), livro com 144 páginas. Um aniversário cheio de boas surpresas!

Vamos conversar um pouco sobre a história deste que é considerado por muitos, o melhor álbum de todos os tempos, um divisor de águas no cenário do rock and roll!

A importância de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

O álbum recebeu 4 prêmios Grammy em 1968, além de receber o título de melhor álbum do ano, o primeiro LP de rock a receber este título.

O Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta teve em sua concepção, uma idéia que partiu da mente inventiva do baixista Paul McCartney, que aliás comemorou, dia 18 de junho, o seu aniversário de 75 anos de vida.

Paul voltava de um período de férias, logo após a retirada do grupo, das estressantes e repetidas turnês. Sim, era o que acontecia, após um longo período de shows sucessivos por anos e anos a fio, o que provocava em seus integrantes uma necessidade de abrir novos caminhos para a expressão de sua arte.

Um passo importante havia sido dado no LP Revolver, lançamento anterior da banda, um dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame. Neste trabalho, o Fab Four criou uma ponte entre a imagem original, que tanto havia feito sucesso anteriormente, e a psicodelia que chegava aos jovens como um grande apelo de libertação de suas antigas convicções.

O álbum Sgt Pepper’s teve sua elaboração fortemente ligada ao beatle Paul, que criou não só a idéia conceitual, que deu origem ao novo álbum, como também sugeriu a capa do disco, que tanto chamou a atenção do público, sem falar nas composições geniais do baixista.

Bem, muito mais poderia ser comentado sobre este trabalho do Fab Four, assunto que poderia gerar muitos outros relativos à história do grupo e a concepção musical do trabalho em si, o que vamos deixar para uma próxima oportunidade.

Em outubro, Mr. Paul McCartney faz um show no Mineirão, na turnê que também comemora os 50 anos do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta. Enquanto isso, você pode estudar com a gente as músicas dos Beatles e de outros grupos que te agradam. Venha fazer parte da nossa escola. Se você também é fã dos Beatles, a Melody Maker Escola de Música é o melhor lugar para você se aproximar cada vez mais da sonoridade da banda. “With a little help from my friends”.