Campanha Colcha de Retalhos 2017 espalha calor pela cidade | Melody Maker Escola de Música

BLOG


Campanha Colcha de Retalhos 2017 espalha calor pela cidade

Entre os meses de abril e junho de 2017, a Melody Maker Escola de Música realizou a campanha “Colcha de Retalhos”, uma campanha social para a arrecadação de cobertores, agasalhos e qualquer tipo de roupa de frio. A intenção da escola foi de auxiliar algumas pessoas carentes, dentre elas crianças, idosos e moradores de rua, que no inverno passam por grandes necessidades.

Colcha de Retalhos

Marca da campanha divulgada interna e externamente na escola.

 

A escola recebeu diversas doações, totalizando mais de 30 sacos de roupas no geral, incluindo agasalhos, cobertores, edredons, meias, roupas de cama, entre outros. Dentre elas muitas foram dos próprios colaboradores da escola e pessoas próximas, de seus alunos e seus familiares, assim como de fãs das nossas páginas nas redes sociais que ficaram sabendo da campanha e também não deixaram de trazer a sua colaboração. Foi realmente uma grande mobilização em prol do bem estar de quem realmente precisa.

Colcha de Retalhos  Colcha de Retalhos

Algumas das peças de divulgação da campanha publicadas e disseminadas nas redes sociais da escola.

 

Após receber todas as doações, a Melody Maker Escola de Música providenciou a separação e a distribuição das doações. Para essa tarefa, ela contou com o apoio e a parceria do grupo Amigos do Bem, uma equipe de voluntários que executa ações de assistência social para pessoas carentes, principalmente em asilos e com moradores de rua. Os Amigos do Bem separaram todas as doações recebidas, indicando também os destinos de acordo com um levantamento prévio das necessidades de cada instituição.

Melody Maker

Volume de doações arrecadadas: mais de 30 sacos com roupas, blusas de frio, meias, cobertores, etc.

 

Com tudo devidamente organizado, os Amigos do Bem agendaram as visitas para realizar as devidas entregas. Confira abaixo as ações que foram para a entrega dos donativos arrecadados.

 

08 de julho de 2017: Visita à comunidade carente Vila Quintandinha em Belo Horizonte

A Vila Quintandinha, localizado no bairro Celso Machado em BH, é composta por diversas famílias carentes que necessitam de apoio material, social e psicológico. Muitas delas não possuem recursos suficientes para sustentar o lar adequadamente com, por exemplo, alimentos de boa qualidade. Assim, a proposta foi de levar algumas doações para membros de diversas famílias da região. Boa parte das doações que foram destinadas a essa comunidade foi de roupas e sapatos para mulheres e crianças. Mas, pelas expressões de quem estava lá recebendo os donativos, foi possível perceber que eles auxiliarão muito todas as famílias beneficiadas.

 

15 de julho de 2017: Visita ao Asilo Nossa Senhora da Piedade (Lar da Vovó)

O Asilo Nossa Senhora da Piedade, mais conhecido como Lar da Vovó, é uma instituição sem fins lucrativos que abriga, cuida e dá toda a assistência necessária para cerca de 35 vovozinhas. A maioria delas não tem família ou foi realmente abandonada pelos seus parentes, restando apenas depender da caridade alheia para sobreviverem. No dia da entrega dos donativos, além das roupas, meias, casacos, blusas de frio e roupas de cama, mesa e banho, o grupo entregou também uma doação de fraldas descartáveis (artigo muito útil e utilizado na instituição). As vovós receberam tratamento VIP: receberam o carinho do grupo, participar de boas conversas, passaram esmalte nas unhas e ainda puderam recordar músicas da saudosas juventude vindas do teclado de Spencer Santos, ex-aluno da Melody Maker Escola de Música e integrante do grupo Amigos do Bem. Se você quiser conhecer mais o Lar da Vovó ou contribuir com doações, acesse http://www.lardavovo.com.br/.

Melody Maker  Melody Maker  Melody Maker

Momentos da visita: serviço de manicure para as vovós, boas conversa e música para matar a saudade dos velhos tempos.

 

22 de julho de 2017: Visita aos moradores de rua da região central de Belo Horizonte

A crise e a falta de emprego fez com que aumentasse o número de moradores de rua em nossa cidade. E com o frio, essas pessoas ficam totalmente expostas à friagem das noites de inverno. Para auxiliar nessa questão, parte das doações que arrecadadas foram direcionadas para os moradores da rua da região central de Belo Horizonte. A ação foi realizada ao anoitecer para a distribuição das doações arrecadas como blusas, calças, meias, roupas íntimas, e principalmente casacos e blusas de frio e cobertores. Além das doações recolhidas durante a campanha Colcha de Retalhos, os moradores de rua receberam também um ótimo lanche, composto por pão recheado, bolo com chocolate, refrigerante, água e um kit de higiene, com sabonete, papel higiênico, escova e pasta de dente. No final do trabalho, o grupo ainda se deparou com  uma moradora de rua que foi atropelada e estava com toda a perna engessada e a auxiliaram a ir para um local mais seguro para passar a noite.

Melody Maker Melody Maker Melody Maker

Alguns momentos do trabalho de ajuda aos moradores de rua: do momento da preparação até as entregas nas ruas de BH.

 

24 de julho de 2017: Doações para a comunidade Boa Esperança e Parque Nova Esperança em Santa Luzia

Outra parte das doações foi destinada para outras duas comunidades carentes localizadas em Santa Luzia, a Boa Esperança e a Parque Nova Esperança. A demanda chegou por meio de um pedido realizado pela Paróquia Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida, do bairro Kennedy, que auxilia a região, divulgando a necessidade de receber donativos. Com o retorno positivo sobre a disponibilidade dos recursos, o Padre Gustavo Tadeu, veio até aqui, na Melody Maker Escola de Música, para buscar as doações e fazer uma visita à escola.

entrega_gustavo5_1 Melody Maker

A entrega das doações pela equipe da Melody Maker ao Padre Gustavo Tadeu.

 

A equipe de colaboradores da Melody Maker Escola de Música também foi convidada para participar das ações de mobilização de forma voluntária. Essa é a maneira que a escola pode promover uma ação social e, ao mesmo tempo, envolver seu público interno em trabalhos sociais.

Com tudo isso, a percepção ao final da ação é de que a campanha foi um sucesso. O volume de donativos arrecadados superou as expectativas e as doações ajudaram a muito mais pessoas do que foi estimado no planejamento da campanha. E por tudo isso, a ideia é em 2018 repetir a ação e a mobilização para auxiliar pessoas carentes no inverno.

A tudo isso, a Melody Maker Escola de Música agradece a cada um que contribuiu para essa campanha, doando algo seu para levar para quem realmente precisa. Agradece, especialmente, ao grupo Amigos do Bem, que fizeram parte dessa ação desde o início e que foram imprescindíveis na distribuição e acolhimento dessas pessoas carentes, e ao Padre Gustavo Tadeu.

Para fechar esse post, ressaltamos a frase que representa muito o que norteou essa mobilização que a Melody Maker Escola de Música promoveu durante esses meses: “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Gandhi

Se queremos mudar a nossa realidade, então faça aquilo que você pode. A Melody Maker Escola de Música já começou. E você?