Como cantar com afinação perfeita – Primeiros passos

BLOG


Como cantar com afinação perfeita – Primeiros passos

Atingir a afinação de cantor de alto nível não é algo fácil. Mesmo com a ajuda dos tutores e da infraestrutura da Melody Maker, prevemos o tempo de 3 anos em média para que nossos alunos atingiam o patamar de um músico profissional. Para seguir essa jornada é indispensável que os alunos tenham muita determinação e consistência na busca por conhecimento e execução dos exercícios.

Mas claro, como fazemos questão de deixar claro em todos nossos textos, o tempo de aprendizado depende unicamente da dedicação de cada aluno.

 

1 – Estudar com um bom material

O que existem de vídeos e artigos com informações incorretas, que mais atrapalham o aprendiz em sua jornada rumo ao conhecimento musical do que o ajudam.

Por isso, procure checar todas suas referências, cheque o currículo de professores, autores e mesmo blogueiros e youtubes.

 

 2 – Fazer exercícios vocais e a audição

Todo aluno de iniciante odeia exercitar a voz. Quem entra em uma aula de música que logo sair cantando. E esse é justamente um empecilho que reduz a evolução dos alunos.

A afinação perfeita de uma canção é produzida durante os treinamentos do jovem cantor.

 

3 – Buscar referências adequadas a sua voz

 Encontre boas referências musicais, com boas gravações disponíveis e tente se adequar ao máximo a performance desse artista. Seja bastante criterioso, tente reproduzir a voz do seu ídolo com o máximo de exatidão.

Nesse ponto é importante que você foque apenas nos trechos que você apresentar dificuldade.

Nós falamos sobre isso em nosso último texto, com 3 habilidades fundamentais a um músico de alto nível.

 

4 – Gravar a própria voz

Encontrar suas falhas é fundamental para a correção e a evolução de sua técnica vocal e melhoria da afinação. Para isso, poucas práticas são tão interessantes quanto a gravação da própria voz. Mesmo que você não possua um gravado profissional, tente fazer isso e avalie sua performance com muito critério.

 

5 – Trabalhar a respiração

 Controlar bem o diafragma e a respiração é um desafio. Um erro neste ponto estraga qualquer afinação e torna qualquer artista inaudível.

Por isso, é indispensável que você coloque os exercícios de respiração e apoio em sua rotina de estudos.

Gostou das dicas? Elas vão te ajudar muito, mas não é nada que se compare a um curso de canto na melhor escola de música de BH.