Do gramofone às plataformas digitais: a evolução da música na história

BLOG


Do gramofone às plataformas digitais: a evolução da música na história

Os tempos mudaram e a maneira de escutar e comprar música também. Desde os primeiros momentos, qual foi o caminho percorrido por essa forma de mercado até os dias de hoje?

 

No princípio era o som. Desde época remotas que a forma de ouvir música só existia com a presença do emissor e do receptor, no caso, do músico e seu ouvinte. No final do século 19, várias invenções foram desenvolvidas no sentido de captar e gravar  música para ouvir depois.

 

Em 1877, Thomas Edison, ele mesmo, o inventor da lâmpada, patenteou o fonógrafo. Em 1880, Emil Berliner, patenteou o gramofone. E, a partir daí, podemos dizer começou a disputa no mercado da produção e venda de música.

fita cassete usb

Das fitas cassetes ao MP3, a forma de se armazenar música mudou (e muito!)

Gravando e reproduzindo em todos os lugares: as gravadoras e os tocadores

 

A diferença entre os dois inventores é que o alemão Berliner inventou algo que iria se transformar no toca discos, enquanto Thomas utilizava cilindros cobertos de uma cera especial. Depois que o formato se definiu, várias empresas foram criadas para a fabricação e venda de discos, através da gravação e venda de long play.

 

Em 1949 acontece o novo boom do mercado nos EUA. Em 1950 se desenvolve o toca discos estéreo. Em 1963, a fábrica holandesa Philips apresenta a fita cassete, formato de que impulsionou a gravação caseira e produção de cópias em grande escala.

 

No final da década de 1970, surge o Walkman. Em seguida o CD rom chegou com tudo e se estabeleceu como mídia transportável em 1984. Em 1985, logo em seguida, o Discman, também portátil, companheiro de viagens, corridas e caminhadas.

 

Pouco antes do início de 1990, chega o MP3 ou inicialmente MPeg 1 Layer, que novamente impulsiona o boom de gravação e distribuição de música sem o controle das gravadoras.

 

Em 2001 a Apple fabrica e comercializa o iPod, outro portátil, que ficou famoso por sua capacidade de armazenamento de milhares de músicas para serem ouvidas em qualquer parte do mundo. A indústria da música, suas gravadoras e os músicos em especial, tiveram que se adaptar a esta crescente mudança de comportamento.

senhora ipod

Até mesmo as gerações mais antigas se adaptam aos novos meios de ouvir música

Qual a forma mais utilizada hoje para venda e comercialização?

 

Hoje, plataformas digitais utilizam o streaming. O streaming é um conjunto de sites de hospedagem de música que permitem que usuários, tendo um smartphone, computador ou similar, escutem milhões de músicas que estão disponibilizadas pelos artistas.

 

Streaming se traduz por fluxo de mídia contínua na forma de distribuição digital multimídia através da internet. Não é necessário armazenar as informações em seu próprio HD que são transmitidas diretamente das plataformas. Uma das plataformas bem conhecidas hoje é Spotify, que permite tocar música mesmo que você não esteja conectado a Internet. São várias plataformas que oferecem aplicativos, inclusive para download gratuito. Isso implica em uma mudança de estratégia no jeito que indústrias musicais e autores divulgam seus produtos no mercado digital de música.

 

Mas tem um fator que não muda, independente do desenvolvimento da internet mundial!

 

Físico ou digital, o que importa é o músico

 

Nada se compara ao ser humano e sua performance pessoal. Apesar do crescente desenvolvimento de vários instrumentos ou similares digitais que tentam substituir a realidade, quem não se emociona ao ver um músico tocando na rua, em uma esquina, em um restaurante ou nas escadarias de acesso ao metrô?

 

Essa característica pertence ao “mundo não-virtual” e que apesar de amplificar a performance e distribuir as imagens milhões de vezes pela internet ajudando inclusive a divulgar para mais pessoas, o trabalho de um músico não substitui a audição e participação pessoal do ouvinte.

 

Para se tornar um músico de qualidade on ou offline, venha estudar na Melody Maker Escola de Música! Saiba mais sobre os cursos que podemos oferecer para você se destacar seja onde for. Conectados às transformações, estamos conectados em fazer você aprender música da melhor maneira. Ao vivo!