3 habilidades indispensáveis a todo músico de alto nível

BLOG


3 habilidades indispensáveis a todo músico de alto nível

Atingir o patamar de um músico de alto nível não uma tarefa fácil e envolve muito mais que talento, mas anos de prática e muito estudo. Mais que isso, existem habilidades indispensáveis que todo músico que toque em banda, ou orquestra, ou mesmo um aluno de nível avançado precisa aprimorar, ou desenvolver.

 

Para quem ainda inicia a jornada musical durante a leitura deste texto, é fundamental que, desde já, você trabalhe estes pontos. Eles serão fundamentais em seu desenvolvimento.

 

Leia também nosso texto com 4 dicas para aprender piano

 

#1 Percepção do tempo e da pulsação do grupo

Essa é uma das qualidades de mais difícil aquisição. Cada um de nós, dá seus primeiros passos em busca do conhecimento musical sozinhos, seja no canto, ou na execução de um instrumento. Neste momento desenvolvemos uma pulsação e um tempo próprio, completamente controlado. Você dita o próprio ritmo.

 

Caso isso ocorra em uma orquestra é simplesmente desastroso. A riqueza da composição, mesmo de uma banda está na harmonia entre todas as “vozes” que permite ouvir um único som. Para produzir esta harmonia é necessário que todos os músicos sejam capazes de alinhar bem sua pulsação, de acordo com o ritmo imposto pelo grupo.

 

#2 Afinação – a execução perfeita de cada nota

Falar que esta é uma característica de músicos avançados é um pouco equívoco. Mesmo em nível intermediário, os músicos devem ser capazes de adequar seu som a música a ser executada.

 

Quando se compõe um grupo, essa responsabilidade é elevada a dois e demanda que este entre na exata sintonia daquele. Quando qualquer instrumento se sobrepõe em uma apresentação, provavelmente este músico encontra-se desafinado.

 

Aproveite para ler nosso texto com o melhor instrumento para cantores.

 

#3 Capacidade de aprender em um curto espaço de tempo

músico deve aprender rápido

 Você não terá um mês para assimilar uma música nova, ou um ano para incluir uma nova peça em seu repertório. A regra é que o músico pegue a canção em um ensaio e no dia seguinte já esteja alinhando dinâmicas e dividindo os tempos com seus colegas de grupo.

 

O que quase todo iniciante faz errado e pode te impedir de evoluir é que eles passam muito tempo executando a música e pouco tempo a estudando e reproduzindo trechos difíceis. Musicistas de alto nível executam a canção completa poucas vezes e dedicam quase todo o tempo ao próximo ensaio repassando trechos.
Afinal, trechos fáceis não precisam ser estudados, pois são fáceis.

Gostou das dicas? Então compartilhe em suas redes sociais para ajudar seus amigos e aproveite nosso tutorial sobre como tocar piano mais rápido.