Como melhorar o canto? Escola de música é a solução?

BLOG


Como melhorar o canto? Escola de música é a solução?

Cantar bem e afinado é um dom ou se pode aprender? Ainda que vários cantores renomados já tenham nascido com esse dom, qualquer pessoa consegue aprender a cantar ou pelo menos, ter uma voz afinada e harmônica.

A voz é um instrumento dentro do seu corpo. Portanto, se você quer cantar, é essencial estudar para descobrir como usar sua voz da melhor forma possível. Quem gosta de cantar no chuveiro ou quer se apresentar em público, é importante aprimorar a sua desenvoltura através de uma respiração adequada, de muita prática e principalmente de um treinamento correto e eficiente.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para melhorar a sua habilidade vocal.

Escute bem

 

Uma das partes mais importante do cantar é o ouvir. Quando uma pessoa ouve bem, consequentemente ela se comunica bem.

Por isso, é essencial buscar referências em vários ritmos, cantores, músicas instrumentais e clássicas. Esquecer os gostos musicais para estudar todos os estilos e fazer uma conexão do ouvido ao cantar. Ficar atento a cada nuance, solos de vozes e instrumentais.

Respire adequadamente

 

Descubra como se respira corretamente, tenha atenção a sua fala, com o tempo, perceberá alterações vocais, da sua voz falada e da cantada.

Faça exercício de respiração “sibilante”. Sempre quando for deitar e ao acordar, designe cinco minutos para treinar essa técnica. A prática auxiliará você a saber controlar o volume de ar inalado pelo diafragma (no lugar dos pulmões).

É essencial ter controle total sobre a inspiração e expiração do diafragma produzindo maior potência e tonalidade vocal.

  • Coloque as mãos no diafragma e depois abaixo das costelas. Inspire a maior quantidade de ar que conseguir.
  • Expire bem devagar, soltando um som sibilante. Faça isso calmamente.
  • Calcule o período que demora para expirar. É provável que na primeira vez que praticar necessite de sete segundos, após várias tentativas, conseguirá realizar o método por um tempo maior.

Pratique

 

Muita dedicação, postura correta, boa articulação, exercícios vocais e bons hábitos, são questões primordiais para alguém cantar bem.

Qualquer exercício que desenvolva sua capacidade vocal, mesmo os que acabam sendo considerados diferentes ou “bobinhos”, podem produzir um bom efeito na sua voz.

No início, é comum o cantor principiante tentar cantar do mesmo jeito de algum determinado artista. Ao decorrer do tempo, ele acaba encontrando o seu perfil e identidade musical. Caso isso não aconteça, é necessário procurar ajuda profissional.

Entenda a importância de uma escola de música

 

Muitas pessoas já nascem com habilidade de cantar e a utiliza sem se quer perceberem, assimilam estas questões espontaneamente e inconscientemente. Portanto, essas habilidades também podem ser desenvolvidas ao longo da vida após inserir certos parâmetros na memória auditiva, rítmica e de metodologias vocais. Por isso, ter aula em uma Escola de música é muito importante para quem quer adquirir essa habilidade e se tornar um bom cantor.

O tempo de aprendizagem e treinamento varia de acordo com o perfil e a facilidade de cada aluno. Dar aula de canto para principiantes ou pessoas desafinadas e sem ritmo musical é um trabalho muito complexo e necessita de uma instituição ou professor paciente e que ensine técnicas e excelentes conhecimentos musicais, vocais, na área de fonoaudiologia e até mesmo de psicologia.

Agora que já sabe como aprimorar suas habilidades vocais, não perca tempo e pratique! Que tal começar a fazer aulas de canto? A Melody Maker é a escola de música certa para refinar seu talento.