Melody Maker leva as raízes do samba para o Fórum de Educação da PBH | Melody Maker Escola de Música

BLOG


Melody Maker leva as raízes do samba para o Fórum de Educação da PBH

A Melody Maker Escola de Musica é uma das instituições de ensino de música integrantes do Programa Música nas Escolas, uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, que fornece a oportunidade de crianças e jovens, com idades entre 6 e 14 anos, de estudarem música em escolas da grande BH. Dentro desse programa, anualmente a PBH realiza o Fórum da Educação Integral com um programação variada e que inclui a apresentação de todas as escolas integrantes do projeto.

Escola de musica Escola de musica

Nesse ano de 2016, o evento foi realizado entre os dias 16 e 24 de novembro e encabeçou o tema “Africanidades Brasileiras!”. E, para representar a temática escolhida, a Melody Maker Escola de Musica escolheu músicas que representassem as raízes do samba brasileiro para levar para o palco do evento, pois em 2016 o samba completou 100 anos de existência.

No repertório estavam músicas de grandes compositores como Benedito de Paula, Adoniran Barbosa, Aloísio Silva e Waldir Azevedo que deixaram pérolas musicais como “Retalhos de Cetim”, “Trem das Onze”, Tiro ao Álvaro”, “Brasileirinho” e “Não deixe o samba morrer”.

Escola de musica Escola de musica Escola de musica

Um grupo de alunos, de diversos cursos e habilidades, foi especialmente selecionado para compor o Grupo de Samba da Melody Maker Escola de Musica. Além da oportunidade de pertencer a esse grupo seleto da escola, todos os alunos escolhidos puderam aprender mais sobre o estilo musical “samba”, algo que muitos ainda não haviam tido qualquer contato ou informação. Com isso, além dos alunos aprenderem e aperfeiçoarem o tocar e o cantar no estilo “samba”, os alunos puderam aprender também mais sobre a história e origem do estilo, que faz parte da nossa cultura.

E para incrementar a participação da escola e levar informações relevantes para o público, a Melody Maker Escola de Musica convidou uma referência no estilo em Belo Horizonte, Brussa Cordeiro, músico e integrante do conceituado “Grupo Purarmonia” (http://www.purarmonia.com.br/). Brussa, com toda a sua expertise no assunto, contou para os presentes um pouco da história e algumas curiosidades desse estilo único da música, o samba. Assim, além de curtir a apresentação, o público presente teve uma aula teórica sobre samba, o que deixou muita gente “de queixo caído”. Isso porque música é cultura!

Escola de musica Escola de musica

Os alunos arrebentaram nas músicas! Com uma alta qualidade de execução e harmonia, os alunos envolveram e impressionaram o público que ao final aplaudiu de pé essa turminha muito talentosa que se comprometeu com a proposta. Isso só reforça que com esforço, dedicação e amor pelo que se faz  os resultados não podem ser outro do que simplesmente o SUCESSO!!!

A Melody Maker Escola de Musica aproveita essa oportunidade, para, mais uma vez, parabenizar e agradecer a participação e o empenho desses alunos para participar desse evento, estendendo os nossos agradecimentos também aos pais e aos responsáveis dessas crianças e jovens, pois sem a adesão e comprometimento deles não teríamos conseguido realizar essa apresentação.

Amanda Rodrigues Reis Araújo
Ana Carolina Leite de Oliveira
Ana Clara Almeida de Sousa
Ana Clara Borges dos Santos
Ana Clara Costa Silva
Arthur Henrique Costa Reis
Carlos Eduardo Costa Kraizfeld
Daniel Victor Correia dos Santos
Daniela Gonçalves da Costa
Davi Bruce Oliveira
Davi Costa Macedo Drumond
Glenda Rayssa da Silva Santos
Guilherme Augusto Monteiro Siqueira
João Paulo Praso de Abreu
João Pedro Costa Reis
João Pedro Ferraz de Lima
Jonathan César Costa Reis
Júlia Alves
Kaio Alves de Lima
Kauã Ribeiro Caetano Veloso Tenório
Luana Bernardes Oliveira
Lucas de Oliveira Lima
Maria Fernanda Antunes Figueiredo
Marlon Daniel da Costa Rodrigues
Matheus Dias Gonçalves
Miguel Duarte Oliveira
Pedro Cappai Tanure
Pedro da Silva Alves
Rafaella Enya de oliveira Coutinho
Stella Bernardes Oliveira
Thomas Getúlio Lafaiete da Silva Souza
Vinícius de Oliveira Lima

A cada um de vocês, o nosso “muito obrigado” e “PARABÉNS”!!! Vocês brilharam!!!!!

Escola de musica  Escola de musica

Acesse nosso site o álbum de fotos com as imagens do evento. Aproveite também para assistir os vídeos com as músicas integralmente no YouTube.