Músico: como se define o profissional de música

BLOG


Músico: como se define o profissional de música

Dia 22 de novembro não é um dia qualquer. Em todas as partes do mundo, é comemorado o dia do músico, aquela pessoa que é responsável por nos trazer melodias que acalmam nossas almas e dão ritmo a nossa vida. Será que você sabe como se define um músico ou o porquê da comemoração da data?

 

Um músico, profissional ou não, é aquela pessoa que está ligada diretamente à música. Para a designação, é necessário que a pessoa esteja exercendo alguma função no campo das melodias. Nisso, há a variação de quem toca um instrumento musical, canta, escreva arranjos, componha melodias, dirija um grupo ou mesmo lecione, como é o caso do grupo de professores da Melody Maker.

 

Saiba mais detalhes sobre os músicos, suas definições e de como esse profissional foi se moldando de acordo com a história.

 

A história dos músicos: a definição na história

 

Durante o período que o homem habita a Terra, músicos sempre estiveram presentes de uma forma ou de outra. Nos tempos mais primórdios, a música era apenas ritmo a partir de instrumentos de percussão. Não havia harmonia, tendo em vista que a comunidade daquele tempo ignoravam tais princípios.

 

Na pré-história, os sons do ambiente fizeram com que o homem aprendesse sobre as diferentes sonoridades que o cercam, como o barulho de ondas, de tempestade ou os cantos dos animais, além de começar a reconhecer o próprio conto como um belo som a ser admirado. Entretanto, ainda não havia a música como conhecemos hoje.

 

As primeiras músicas de fato, reconhecidas como arte, foram encontradas nos hinos gregos que eram dedicados ao deus Apolo, gravados em paredes na casa do Tesouro de Delfos em 300 a.C. Existem também trechos musicais gregos registrados em pedras de mármore e mais outros egípcios, anotados em papiros. A música grega era utilizada em leis de acústica, com sistema de notações e regras de estética.

 

Por que dia 22 de novembro é dia do músico?

 

22 de novembro não foi escolhida de forma aleatória. Para representar o dia do músico, foi escolhido a data de comemoração de Santa Cecília. A história de Cecília remete-se a uma jovem romana de família nobre, que viveu no século III. Destinada a viver como monja, foi prometida em casamento para um homem chamado Valeriano, mas convertido a fé da jovem, estavam sempre presentes nas missas das catacumbas da via Ápia.

 

Conta-se que ela, juntamente com seu marido e outros dois amigos, foram martirizados por distribuir tudo aos pobres. Cecília, entretanto, resistiu ao fogo e posteriormente foi dacapitada, após resistir ao primeiro golpe. Mesmo sem a citação de seu envolvimento com a música, a data é relembrada porque narra-se que Santa Cecília cantava com tal doçura que um anjo descia para ouví-la.

 

Graças à Melody Maker Escola de Música, você pode se tornar mais um dentre os vários músicos de todo esse mundo. Conheça nossos cursos e se prepare para sair com o doce canto dos anjos.