Notas musicais - Entenda um pouco mais sobre esse modelo

BLOG


Notas musicais – Entenda um pouco mais sobre esse modelo

, , Mi, , Sol, e Si. Todo mundo, músico ou não, já ouviu falar sobre essas notas musicais. O que pouca gente sabe é como esse sistema é usado e os motivos disso. Por que são somente sete representações se existem várias notas? Pode parecer confuso, mas existe uma lógica bem simples de se entender.

 

Primeiro, vamos entender o conceito sobre as notas musicais. Cada uma das sete representações servem para medir a altura do som. Quando as sete notas são representadas de forma sucessiva, o nome dado é escala. Entretanto, a escala pode ser ascendente ou descendente. A escala do Sol envolve as notas ascendentes Sol, , Si, , , Mi, , Sol e descendentes Sol, , Mi, , , Si, , Sol.

 

Mas uma pergunta ainda não foi respondida: como surgiu essa representação?

 

A história da representação das notas musicais

 

Os monossilábicos que representam as notas musicais foram criados com base nas línguas latinas, através do sistema alfabético introduzido pelo Papa Gregório Grande. O primeiro a utilizar tal método foi Guido d’Arezzo e existe diferenciação do sistema para o alemão e o inglês. No inglês, utiliza-se C, D, E, F, G, A, B e no alemão são as letras C, D, E, F, G, A, H.

 

A altura do som é a característica mais importante entre as quatro existentes. A altura é determinada a partir da frequência das vibrações. Para traduzir: quanto maior a vibração, mais agudo é o som. No caso contrário, obviamente, teremos um som mais grave. A altura é determinada a partir da posição da nota no pentagrama e pela clave. Quando dispostas em alturas diferentes e em uma ordem sucessiva (em sentido horizontal), você tem a representação de uma melodia.

 

Quando as notas estão dispostas em alturas diferentes, mas em ordem simultânea, são formulados os acordes, a base de toda harmonia.

 

As notas musicais de forma gráfica

 

Sabe aqueles desenhos de notas musicais? Eles são a representação do sistema , , Mi, , Sol, e Si. Essas representações gráficas são feitas de forma oval e, de acordo com a posição dentro do pentagrama, indicam os sons mais graves ou mais agudos.

 

O pentagrama é também conhecido por pauta musical. Ele é a representação do conjunto de cinco linhas paralelas e horizontais, com quatro espaço entre elas. As linhas são contadas de baixo para cima em qualquer ocasião. Entretanto, o pentagrama não é o suficiente para representar as notas musicais. Para tanto, existem as linhas suplementares, curtos segmentos de linha horizontal que estendem o pentagrama. Se elas são postas acima do pentagrama, representam os sons agudos. Abaixo, são os sons graves.

 

O nome da nota no pentagrama é determinado pela clave, que é um sinal colocado no início do pentagrama. São sete claves, representadas pelas figuras Sol, e . A Clave de Sol assinalada na segunda linha significa dizer que o nome da segunda linha será Sol, então o segundo espaço será , a terceira linha será Si e assim por diante.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre as notas musicais, que tal aprimorar elas tocando seu instrumento preferido? Conheça sobre os cursos da Melody Maker Escola de Música e se torne um profissional!