Quero viver de música – 5 possibilidades para seguir carreira

BLOG


Quero viver de música – 5 possibilidades para seguir carreira

“O que? Você vai estudar com música? E quem vai pagar suas contas? Ou você acha que eu vou viver a vida toda? ” ou “Você trabalha, ou você meche só com música mesmo?”. Triste, mas infelizmente é essa a resposta que muitos de nós recebem ao declarar que trabalha, ou pretende trabalhar com música.

É triste, mas até conseguimos entender a preocupação de nossos parentes e amigos. Afinal, viver de música não é fácil. Mas é possível viver de música. Se é esse mesmo seu sonho, lhe daremos 5 possibilidades para planejar uma carreira como músico.

1 – Invista seu talento em ser um músico de apoio 

Essa é uma das opções que mais garante estabilidade ao músico. Sobretudo se ele tiver versatilidade para tocar ritmos variados.

Também conhecido como sideman, ou frilancer, o músico de apoio cobre eventuais faltas de membros da banda, ou supre alguma demanda extraordinária.

Além de versatilidade para tocar sertanejo, gospel e forró, ritmos com mais demanda, o músico precisa ter facilidade de relacionamento para entrar em sintonia com um grupo diferente a cada semana.

Veja nosso texto com os melhores instrumentos para cantores. 

2 – Estude música e trabalhe em um estúdio

A demanda de profissionais para esta aérea é bastante inferior a primeira e demanda grande conhecimento técnicos e estudo. Com a versatilidade para ajudar profissionais de estilos variados, ler partituras, bem como conhecer a teoria música.

Veja como aprender piano em apenas 1 ano.

3 – Dê aulas de música

Esse é um caminho muito interessante e gratificante. Somos muito suspeitos, mas é maravilhoso auxiliar um jovem músico em seus primeiros passos.

Mas que conhecimento musical, o tutor precisa ter sensibilidade para identificar as necessidades de cada aluno.

4 – Toque em uma banda

Sonho da maior parte de nossos alunos e que nos dedicamos a ajudar a realizar. Formar um trio, ou dupla e começar a tocar em bares e festas.

Para isso, é indispensável que você crie métodos de estudo para aprender as músicas mais pedidas da noite com velocidade, bem como capacidade para entrar em sintonia com seu grupo sem dificuldade.

 Leia também nosso texto com 4 dicas para tocar piano mais rápido.

5 – Produza artistas e bandas

para viver de música

O produtor musical é um profissional de importância ímpar para o desenvolvimento do artista, ou banda. Ele é responsável por controlar a sessão de gravação e guia músicos e cantores. Esse profissional estuda muito todas as propriedades do áudio e aspectos que interferem na gravação e possui expertise para encaminhar o CD pronto para a prensagem da gravadora.

6 – Selecione e invista em artistas e bandas

Um empresário de sucesso precisa entender de música. Ainda que seja para reconhecer uma banda de potencial para investimento.

Mas além disso, ele precisará de outras competências como conhecimento acerca do funcionamento do mercado. Bem como, noções de marketing e mídia, assessoria de imprensa e técnicas de negociação.

Gostou? Leia também nosso texto com 3 habilidades essenciais para um músico de alto nível.