Viver de música: conheça maneiras de fazer dinheiro em casa | Melody Maker

BLOG


Viver de música: conheça maneiras de fazer dinheiro em casa

Viver de música é um sonho de todo artista amador. Ser a nova estrela do Brasil, conhecido do Oiapoque e Chuí viajando por todos os cantos e levando multidões aos seus shows mexe com o imaginário dos mais jovens talentos que se espalham por todo o país. Mas não só pelas estradas está a fonte do dinheiro. Você pode também ter uma renda sem sair de casa.

 

Você deve estar se perguntando como, não é mesmo? Acredite, não é apenas de uma forma. Mesmo que considerado um “desconhecido”, a música pode te proporcionar momentos inesquecíveis e um auxílio nas contas. Não exatamente a sua música, mas o que se deriva dela. Materiais autorais são sempre uma forma de renda, mas até mesmo o seu equipamento pode te ajudar.

 

Caneta na mão! Chegou a hora de você anotar as dicas para você viver de música e começar a ter um retorno próprio.

 

Escreva, escreva e escreva: produza seus jingles

 

Hoje em dia, não é necessário você ter um estúdio extremamente profissional para trabalhar. Dentro de casa há como montar um pequeno espaço para fazer canções, melodias e jingles com uma qualidade no mínimo aceitável. Com isso, você consegue ter um pequeno trabalho autoral em mãos que pode ser repassado, vendido e utilizado por você mesmo ou até por terceiros, graças a uma rede de colaboradores.

 

Inclusive, a rede de colaboradores é a sua melhor amiga para poder viver de música. São deles que viram as melhores dicas, inspirações e até troca de colaborações para que o material nasça. Você pode até querer fazer algo 100% seu, mas ouvir uma outra opinião é muito importante para fazer algo de qualidade.

 

Com os jingles em mãos, procure sites que negociam o seu trabalho. Cuidado com os que cobram para avaliar o produto. Até porque você precisa ter uma autonomia própria e tem o direito de receber por isso, não o contrário.

 

Quer viver de música? Simule o ‘The Voice’ e solte a voz

 

Músico que se preze não tem medo de soltar a sua voz. Então, se você quer viver de música, use de todo o poder vocal que tenha e coloque o som para fora. Use do mesmo estúdio que tem em casa para produzir o material sonoro, seja ele qual for.

 

Use e abuse de narrações e dublagens. Além de te servir como uma possibilidade de monetização, os áudios servirão como um pequeno portfólio da sua voz.

 

Sabe aquela guitarra parada? É hora de alugá-la

 

O material que você usa para aprender e reaprender a viver de música pode se tornar útil. A mesma rede de contatos que pode te ajudar nos jingles precisa de equipamento para trabalhar. E, caso você conte com o material em casa, você pode alugar para alguns shows ou outras funções que cada um precise.

 

Aprimore a sua qualidade na Melody Maker

 

Viver de música requer, além de jogo de cintura, muita qualidade. Talento nós todos temos, basta saber aprimorar. E o melhor lugar para você aperfeiçoar a sua voz ou a sua habilidade no instrumento que prefere é na Melody Maker Escola de Música! Veja todas as opções de cursos e conheça mais sobre a melhor escola de música de Minas Gerais!