Viver de música: dá para se sustentar na vida com suas canções?

BLOG


Viver de música: dá para se sustentar na vida com suas canções?

“Meu amigo, minha amiga, mexe com isso não!”, “Meu filho, minha filha,vai fazer uma faculdade que te garanta o futuro!” Essa história é verdadeira e, ainda hoje, tem gente que não aposta seu futuro na música. Ninguém está falando que é fácil, mas o que na vida é fácil?

Pra você que está começando na vida e sente atração pela música, pra você que já tem experiência na vida e sempre quis se dedicar mais à música, pra você que acha que não tem o menor talento pra tocar nenhum instrumento e pra você que gosta de música, mas não pretende viver de música, vamos conversar sobre um exemplo real que chamou a atenção.

Perrin Lamb: um exemplo de como viver de música

Em 22 de outubro de 2015, o NYTimes, importante jornal americano, divulgou matéria sobre um músico de Nashville, cidade conhecida por ter vários estúdios de música. Seu nome é Perrin Lamb. Sua música: Everyone’s’ Got Something. Sem nenhum contrato com gravadora e portanto independente, sem estrutura de distribuição, o músico teve sua composição divulgada no Spotify, plataforma digital que distribui música paga.

A canção gravada foi incluída em uma lista popular e até o final de 2015, já tinha sido ouvida por 10 milhões de pessoas, o que lhe rendeu nesta ocasião, algo em torno de 40.000 dólares.

Para quem tem outras fontes de renda, no caso dele, algo considerável em se tratando de uma música, embora muitos profissionais estejam debatendo o valor pago pela plataforma, por cada vez que a música é ouvida.

Qual o ponto a se destacar aqui? Perrin Lamb está fazendo aquilo que gosta e ainda consegue receber por isso. Não é o que todos desejamos?

Invista em você: estude música

E mesmo que estudar música e tocar um instrumento não venha te trazer recursos financeiros em troca, nada se compara ao prazer de estar vivendo e compreendendo esta arte.

Porque entender a música é arte. Tocar um instrumento é arte. Ser músico e viver música é arte. E esta arte faz parte de nosso dia a dia, desde os tempos mais remotos.

E que tal fazer desta história, desta arte? Seja qual for seu objetivo, sua intenção, o lugar mais adequado para viver e praticar esta arte é dentro de uma escola de música!

E se você pretende viver isto que tipo de  ambiente vai ser o melhor pra você estar?  

Um ambiente em que cada espaço e cada passo que você der dentro da escola te fizer respirar música?

Pois é aqui que você vai encontrar o ambiente ideal! Aqui se respira música. Aqui se transpira música. Aqui na Melody Maker Escola de Música se pensa música. Só depende de uma ação de sua parte para o caminho se abrir e você percorrer cada etapa em direção a si mesmo. Porque, além de tudo que a música representa, ela também te leva a ter um encontro com você e seus mais profundos desejos.